out 04

Verrugas são infecções que ocorrem a partir da proliferação benigna do papilomavírus humano (HPV) e surgem nas camadas mais externas da pele devido ao crescimento anormal das células da epiderme. A transmissão do HPV se dá por meio de relações sexuais ou contato com objetos infectados e pessoas que têm pequenas feridas. A maior incidência é verificada em jovens de 12 a 16 anos.

img_blog_verrugas01
Conheça os tipos de verrugas:

– Vulgares: lesões endurecidas e ásperas que aparecem isoladas ou agrupadas em regiões como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas.

– Filiformes: de aspecto fino e alongado, são pouco numerosas e surgem na face, pescoço, pálpebras e lábios.

– Planas:
lesões pequenas acastanhadas ou amareladas que são planas e lisas e surgem com frequência na face e dorso das mãos.

– Plantares:
de aspecto espessado e cor escura, costumam aparecer nos pés e são confundidas com calos. A lesão cresce para dentro por conta do peso exercido pelo corpo.

– Anogenitais:
lesões que aparecem na genitália, uretra, colo do útero, região perianal ou mucosa oral. Com aspecto de couve-flor (codiloma acuminado), costumam apresentar diversos subtipos de HPV e são considerados de alto risco, pois podem levar ao câncer.

img_blog_verrugas02

O tratamento depende do tipo de verruga encontrada. Em crianças, elas geralmente somem sem necessidade de medicação. Já em adultos, é comum haver necessidade de medicamentos e, dependendo do caso, até de cirurgia. Consulte seu dermatologista para mais informações.

Postado por

CompartilharFacebookTwitterGoogle+WhatsappEmail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *