Dermatite de contato é uma doença que surge a partir de uma reação inflamatória causada por agentes externos em contato com a pele. Ela pode ser irritativa ou alérgica. A primeira surge quando há reações da pele devido a substâncias químicas ácidas ou alcalinas, como detergentes, sabonetes e solventes, dentre outras. Geralmente as lesões são formadas no local em que o reagente entrou em contato com a pele.

img_blog_dermatitecontato02No caso da alérgica, é preciso que haja contato frequente com a substância causadora para que surja o problema na pele. A reação inflamatória pode demorar, depende muito do sistema de defesa do corpo – às vezes, os sintomas levam meses para aparecer. Produtos como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha são alguns dos causadores.

img_blog_dermatitecontato01As duas dermatites apresentam sintomas diferentes. Na alérgica surgem erupções vermelhas, que podem ser inchadas, com pequenas bolhas ou em forma de crosta. Na irritativa, a pele apresenta vermelhidão, aspecto seco e áspero, e ainda pode haver coceira, dor e queimação.

Para tratar o problema, é preciso identificar a gravidade da reação na pele. Geralmente são necessárias medicações orais ou injetáveis, mas é possível que a aplicação de pomadas especiais seja suficiente. Somente um dermatologista pode identificar o tratamento indicado para cada caso.

Postado por

CompartilharFacebookTwitterGoogle+WhatsappEmail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *