nov 08

Quase todas as pessoas que conhecemos têm alguma cicatriz. Muitas são marcas adquiridas na infância, mas também há as decorrentes de casos graves como acidentes de carros ou queimaduras. A cicatriz faz parte do processo natural de recuperação da pele que foi lesionada até a derme ou epiderme. O corpo cria tecido fibroso para substituir a pele que foi danificada.

img_blog_cicatriz01

Conheça os tipos de cicatriz:

Atrófica – Há perda de estruturas que apoiam a pele, como músculos e gordura. Normalmente está relacionada a acnes, varicela, acidentes e cirurgias. O trauma cria um buraco na pele.

Hipertrófica – Surge de forma desorganizada ou é resultado da produção anormal de colágeno. Possui textura mais elevada na pele sem que haja mudança na anatomia.

Quelóide – Ocorre devido ao crescimento descontrolado de colágeno novo e vai além da região afetada.

Normal ou Normotrófica – Forma-se a partir de um ferimento sem gravidade e some com o passar do tempo.

img_blog_cicatriz02

Vale ressaltar que, além do susto pelo trauma físico sofrido, há o trauma emocional. Muitas pessoas reduzem sua autoestima por conta da mudança na aparência. Para suavizar o problema, existem vários tipos de tratamento: Peeling de cristal, Laser, Microenxertos, dermoabrasão… Procure um médico para obter mais informações.

Postado por

CompartilharFacebookTwitterGoogle+WhatsappEmail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *