out 12

Causada pelo vírus “Varicela-zóster”, a catapora atinge geralmente crianças de até 10 anos de idade. Pelo fato de ser muito comum na infância, quase 90% dos adultos são imunes a ela. Afinal, são raríssimos os casos de pessoas que contraíram essa doença mais de uma vez.

img_catapora01

Apesar de não ser grave para a saúde, a catapora é contagiosa – normalmente por meio de saliva ou secreções nasais. O período médio de incubação do vírus é 15 dias, e a recuperação total do paciente costuma ocorrer de 7 a 10 dias após o aparecimento dos sintomas.

As crianças tendem a ficar mais estressadas com o aparecimento da catapora, que causa mal-estar e febre. Conheça outros sintomas:

  • Cansaço;
  • Irritação;
  • Falta de apetite;
  • Mechas vermelhas;
  • Coceira

As manchas podem surgir em apenas algumas áreas ou se disseminar pelo corpo. Geralmente, a área do tronco é a mais afetada. A coceira é o que mais preocupa, pois feridas são criadas e infecções podem surgir a partir delas. Por isso, evite coçar e retirar as casquinhas que se formam nas lesões.

img_catapora02

Além da vacina contra catapora, a melhor forma de prevenir-se é evitar o contato com pessoas infectadas. É preciso esperar até que a última bolha seque. Em relação aos pais, é essencial retirar as crianças do convívio coletivo aos primeiros sinais da doença. Por sua vez, as grávidas devem ter cuidado redobrado, já que o bebê pode ter complicação por conta do vírus.

Quanto ao tratamento, há remédios que aliviam os sintomas, cremes para amenizar as coceiras e sabonetes para higienizar as áreas afetadas. Para mais informações, procure um médico especializado.

Postado por

CompartilharFacebookTwitterGoogle+WhatsappEmail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *